Dúvidas ?

Qual é o tipo de yoga ensinado em nossa escola?

Yoga clássico (Raja Yoga) e Hatha Yoga. É uma prática com um ritmo tranquilo e agradável, respeitando as possibilidades e limitações individuais. O foco dessa modalidade é trabalhar a flexibilidade e reduzir as tensões, a reeducação respiratória e o relaxamento também são trabalhados e auxiliam no combate ao stress. 

Quantas vezes por semana devo praticar?

O melhor é praticar todos os dias, mas nem sempre isso é possível. Duas práticas por semana produzem um resultado bom em médio prazo. É o que realizamos em nossa escola. Com tempo vamos preparar você para praticar em casa e completar suas práticas, realizando assim três ou mais vezes na semana, assim você fortalece e energiza o corpo mais rapidamente, o que lhe deixará estimulado a continuar a prática. Regularidade é fundamental para obter resultados, portanto, não falte nas práticas.

Quanto tempo dura a prática?

A duração média da prática é de 1:15.

Programe-se para uma prática de no máximo 1:30.

E se eu não conseguir acompanhar a turma?

Para começar a praticar yoga a única coisa que você precisa é de uma mente flexível. Com tempo e paciência a flexibilidade física virá. O mesmo podemos dizer em relação à força. No yoga trabalhamos dentro dos limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao corpo. É a partir da aceitação que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites. Caso sinta dor ou desconforto em alguma das técnicas ou se tiver alguma dúvida, procure um instrutor de yoga.

O que devo vestir para praticar?

Use roupas leves e próprias para a prática de exercícios físicos. Uma camiseta com bermuda, short ou calça de moletom é o suficiente. Praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e visualmente agradável. Isso aumenta nossa vontade de praticar. Retire anéis, pulseiras, relógios e outros acessórios que possam atrapalhar durante a execução dos exercícios. Desligue ou pelo menos silencie seu celular antes da prática.

Posso comer antes da prática?

É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Opte por comer uma fruta ou algo leve se for necessário se alimentar antes da prática.

Preciso de algum material especial para fazer yoga?

Se você tiver seu próprio yogamat (tapetinho) traga-o para a prática. Se não tiver use uma toalha de banho. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor se for necessário. 

 

Se resolver praticar é muito importante que você tenha seu próprio tapetinho de yoga e que o mantenha sempre limpo. 

O yoga é uma religião? Ele está ligado a alguma religião?

Todas as religiões são bem vindas para praticar yoga. Vamos ver a resposta de um famoso mestre de yoga da Índia, Swami Shivananda, em seu livro Bliss Divine:

"A prática de yoga não se opõe a nenhuma religião. Ela é puramente espiritual e universal. Não contradiz a fé sincera de ninguém. O yoga não é uma religião, mas um auxílio à prática das verdades espirituais básicas em todas as religiões. O yoga pode ser praticado por um Cristão ou um Budista, um Muçulmano, um Sufi ou um ateu."

 

O yoga favorece uma melhor conexão com os seres divinos e visa também despertar em nós a semente da busca espiritual em qualquer uma de suas faces.

Quais os Efeitos do Yoga?

O yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental, emocional e espiritual. Uma das características que torna o yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas.

Ele harmoniza o sistema respiratório e o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a oxigenação de todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento precoce são revertidos.

A prática regular do yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão da nossa vida moderna.

Algo mais que eu preciso saber?

Cuidados especiais

 

Limpe muito bem os pés para praticar. Além de nos ajudar com a manutenção e limpeza da nossa sala, é um ato de respeito aos colegas que praticam conosco.

 

Na verdade o ideal é tomar banho antes da prática para chegarmos até a escola com nossa energia renovada e limpa. Após a prática costuma-se dizer que devemos esperar por cerca de uma hora para tomar banho para não dispersarmos a energia acumulada durante as técnicas.

 

Evite talcos para os pés e cremes para o corpo, além de sujar nossa sala de prática eles impedem a respiração da sua pele e modificam a sensibilidade do corpo, eles atrapalham também alguns exercícios deixando os pés e mãos escorregadios.

Contatos

Rua José Lúcio, n 1-70 BAURU - SP
Próximo ao Hospital de Base

Confira no MENU HORÁRIOS outras formas de entrar em contato comigo.

WhatsApp - (14) 9.9101-6471

Você também pode falar comigo por
e mail ou pelo Facebook
"FERNANDO PERRI"
ou "YOGA BAURU"
fernando.perri@outlook.com